quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Entregues ao mundo

Mais fotografias aqui

O abandono e mal trato de jovens são ações que acontecem diariamente nas cidades brasileiras. As desigualdades sociais do país somadas à falta de políticas públicas completas contribuem para a extrema pobreza que acoberta crianças e adolescentes. Eles não só passam a viver nas ruas e pedir esmola, mas sofrem violência de todos os tipos - agressões psicológicas e físicas, entre elas o abuso sexual, - trabalham ilegalmente e não recebem oportunidade de crescer na vida. A realidade é assim mesmo, cruel para quem vive e invisível para quem não quer enxergar, afinal, os tristes olhares, carentes de conforto e atenção, estão nos becos e ruas das cidades e passam despercebidos pela maioria do povo.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, sancionado desde o dia 13 de julho de 1990, estabelece que os jovens “gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana [...] e todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.” (Art. 3º). Além disso, a lei garante que a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde mediante a efetivação de políticas sociais públicas (Art. 7º). Mas que garantia é essa?
Pelo visto, nós não devemos [e não podemos] esperar pelo poder público. Há diversas formas de contribuir, entre elas doações de roupas, livros, alimentos e até mesmo o apadrinhamento de uma criança.

Anúncios

Gostei muito desses anúncios que tratam da vida da criança na rua. Eles fazem parte de uma campanha idealizada pelo Patronato Santo Antonio, uma entidade em Curitiba que abriga crianças e adolescentes abondados. Desenvolvida pela Agência Bronx de Curitiba, com apoio da Easy Filmes, da produtora Áudio U-Dog e do fotógrafo Antônio Wolf, a campanha é composta por duas peças de mídia impressa e dois vídeos que já estão sendo veiculadas nas televisões locais. Para ver os vídeos, acesse o blog chapa branca, aqui.

Texto 1: It is hard for a dog to live on the streets. Just imagine it for a kid [É difícil para um cachorro viver nas ruas. Imagine para uma criança.]



Texto 2: It is hard for a statue to live on the streets. Just imagine it for a kid. [É difícil para uma estátua viver nas ruas. Imagine para uma criança].



Um comentário:

  1. Meninaaa, também não sabia que vc tinha blog. Tô achando um máximoooo! Lindo, lindo! Ganhou uma leitora! :D

    ResponderExcluir